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CUBOS DE BICICLETA
Os cubos de bicicleta passaram por uma grande evolução no decorrer dos anos, os primeiros cubos tinha apenas a função de manter a roda encaixada ao quadro da bike, com a chegada das marchas os cubos começaram a passar por modificações essenciais, surgindo às blocagens de roda, as catracas e cassetes e a utilização de novos materiais como o alumínio, até chegar aos modelos atuais que conhecemos.
Na década de 70 todas as bikes utilizavam apenas catracas comuns que eram rosqueadas no cubo, mas em competições esse sistema acabava exigindo muito tempo para fazer manutenções havendo a necessidade de ter uma roda reserva para eventuais problemas, até que em 1978 a Shimano lança o sistema Freehub que facilita muito em caso de manutenção permitindo que apenas saque o cassete e efetue a troca sem a necessidade de desmontar a roda, esse sistema também ofereceu a possibilidade de personalizar a combinação dos pinhões e o número de velocidades.
Com a chegada dos freios a disco nas bikes os cubos passaram por uma adaptação para que o sistema funcionasse perfeitamente, como o freio a disco atua diretamente no cubo eles precisam ser bem resistentes para conseguir sustentar a força contraria aplicada garantindo a integridade ao sistema de freio e a estrutura da bike
Os eixos também variam de largura e diâmetro, em geral quanto mais extremos a modalidade maior será o eixo, os dianteiros podem chegar a ter 20 mm de diâmetro e até 110 mm de largura já nos cubos traseiros os eixos podem ter 12 mm de diâmetro e até 150 mm de largura. Alguns cubos atualmente possuem adaptadores especiais para o uso em diferentes quadros e garfos.
Outro aspecto importante é o tipo de rolamento usado, rolamentos de qualidade oferecem menos resistência à rolagem e maior durabilidade. Alguns modelos utilizam cones com esferas soltas que facilitam a manutenção e prometem uma rolagem mais solta, e outros modelos usam rolamentos selados que são encaixados diretamente no cubo, a discussão de qual sistema é melhor ainda é uma questão controversa.
Por fim os cubos também possuem diferentes furações, os quais devem ser iguais aos furos do aro, os modelos mais comuns têm 32 ou 36 furos, mas podem ter 20, 24, 28, 30 ou qualquer numero em rodas especiais.
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